AKVO-ESG é lançada na Frinape 2022

Por meio da plataforma, é possível inventariar e fazer a gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa, estabelecendo metas de redução, traçando planos de ação e acompanhando a evolução ao longo do tempo.


O Salão da Inovação da Frinape 2022 foi marcado na tarde de sábado (11) pelo lançamento da Plataforma AKVO-ESG. O evento reuniu diversas lideranças e contou com a entrega simbólica ao presidente da Feira, Fabio Vendrúsculo, do certificado de primeira feira multissetorial do estado com o status de carbono neutro. Isso será possível justamente por meio da plataforma, que fará o inventário e gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa e posteriormente, a compensação das emissões por meio da compra de créditos de carbono.

No início da apresentação da AKVO, um vídeo chamou atenção dos presentes para o fato de que as mudanças climáticas estão gerando consequências graves em todo o planeta. Biodiversidade fragilizada, riscos à saúde humana e impactos na produção de alimentos são apenas alguns exemplos. A partir disso, se ressaltou a necessidade de agir de maneira rápida e assertiva, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa pela metade até 2030, para que seja possível assegurar o bem-estar e segurança das populações humanas e da biodiversidade.

A partir disso, o destaque para a importância de reduzir as emissões de Gases Efeito Estufa do Planeta. É nesse contexto que surge a AKVO, que na ocasião foi apresentada pelo diretor de Estratégia da FAU Agricultura e Meio Ambiente, Jean Carlos Budke. Biólogo e Doutor em Botânica, ele é o idealizador da plataforma AKVO – ESG.

Por meio da plataforma, os caminhos para a sustentabilidade passam por três passos. O primeiro é o inventário, quando são identificadas as fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa e inserção dos dados. Na sequência é feita a gestão das emissões, com estabelecimento de metas de redução e elaboração de planos de ação para atingi-las. E por fim a adesão ao Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE) da AKVO, com certificação e selo. O status de Frinape Carbono Neutro será possível justamente por meio desses três passos. Em entrevista à Rádio Virtual FM, Jean falou da importância desse olhar para a sustentabilidade, lembrando que o lançamento da AKVO-ESG ocorre justamente em um período em que essa pauta está sendo debatida junto a COP27, a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, no Egito. Pontuou ainda sobre o potencial da plataforma, que surge justamente como um meio para que os objetivos de sustentabilidade em diferentes negócios – preocupação recorrente e necessária na atualidade – possam ser atingidos. As informações completas sobre a AKVO-ESG podem ser conferidas no site akvo-esg.com