top of page

Ager alerta para necessidade de economizar água

Mesmo com acionamento do Rio Cravo e Aquífero Guarani, barragem da Corsan já encontra-se 23 centímetros abaixo do vertedouro




A sequência de dias sem chuva, somada à previsão de um trimestre com precipitações abaixo da média devido ao fenômeno La Niña já preocupa o cenário do abastecimento de água em Erechim. De acordo com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais (Ager), tanto a transposição do Rio Cravo, quanto do Aquífero Guarani já foram acionadas para canalizar água à barragem da Corsan e, assim, garantir o abastecimento ao município.

No entanto, mesmo com a transposição a todo vapor, de acordo com o presidente da Ager, Valdir Farina, a barragem da Corsan está 23 centímetros abaixo do vertedouro. Esse cenário já vem mobilizando o órgão a articular uma campanha para reforçar a necessidade de a população economizar no uso da água para evitar um possível desabastecimento. A situação preocupa ainda mais devido à recente projeção do Conselho Permanente de Meteorologia Aplicada do Rio Grande do Sul e reforçada pela MetSul Meteorologia, que prevê estiagem e avalia que o fenômeno já começou em regiões como o Norte do Estado. Em razão disto, já é recomendado o monitoramento de recursos hídricos, mesmo em regiões onde, nos últimos meses, houve chuvas acima da média.


Denúncias sobre o mau uso da água podem ser feitas junto à Ager pelo telefone (54)3522-6501 ou pelo Whataspp 991493554.







bottom of page