Agentes da Cáritas da Diocese de Erexim em encontro de formação permanente
- Najaska - Jornalismo

- 29 de set.
- 2 min de leitura
Atividade contou com a participação de mais de 50 agentes de 18 paróquias

No dia 23 deste mês setembro, dia em que a Igreja celebra a memória de São Pio de Pietrelcina, no auditório São José, mais de 50 agentes Cáritas de 18 paróquias da diocese participaram de encontro de formação sobre o Catecismo da igreja Católica.
Iniciando com a acolhida aos presentes, o coordenador diocesano da Cáritas, João Agnoletto, destacou a expressiva participação e comprometimento das equipes com as oportunidades de formação oferecidas pela Cáritas Diocesana. Após, apresentou o assessor, Padre Romário Barbosa Santana, membro da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette na Província Imaculada Conceição do Brasil, pároco da paróquia Nossa Senhora da Salete, do bairro Três Vendas em Erexim.
Presente no início da formação, Monsenhor Agostinho Dors, Vigário Geral da Diocese, enfatizou a importância da preparação para a vida e para as atividades pastorais, destacando o grande número de agentes presentes. Frisou ainda a necessidade da formação permanente.
Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo da Diocese de Erexim, deixou sua mensagem de agradecimento pelo trabalho realizado através dos agentes Cáritas em suas paróquias. Destacou a importância dos encontros de formação, que preparam para enfrentar os desafios atuais. Salientou ainda ser de suma importância a presença da Cáritas em todas as paróquias da diocese, pois “Cáritas também é Evangelização”.
Padre Romário, com brilhantismo, leveza e profundo conhecimento, desenvolveu o conteúdo da formação, o Catecismo da Igreja Católica (CIC). É um documento fundamental para a formação da fé, servindo como um guia sistemático da Doutrina Católica, que engloba a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. O seu objetivo é apresentar os ensinamentos de forma a aprofundar o conhecimento dos fiéis sobre a sua fé, permitindo-lhes compreender a verdade e viver uma vida cristã mais plena. Para a formação, o CIC oferece um “depósito da fé” confiado à Igreja, que deve ser interpretado autenticamente pelo Magistério e transmitido aos batizados, tornando-se uma norma segura para o ensino da fé às novas gerações.
Por fim, Padre Felipe Fioravante Filippini, assessor da Cáritas Diocesana, manifestou seus agradecimentos a todos os presentes e sobre eles invocou a bênção de Deus.
O coordenador diocesano da Cáritas destaca que, como os profetas, todos os agentes Cáritas, são chamados a anunciar a Palavra de Deus. Que voz de cada um, fortalecida pelo conhecimento adquirido neste encontro de formação, ecoe o amor de Jesus.








Comentários