top of page

Advento começa neste domingo e convida a preparar o coração para o Natal

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 13 minutos
  • 3 min de leitura

Tempo litúrgico que inicia em 30 de novembro inspira renovação, resgate dos símbolos cristãos e vivência mais consciente da fé em família


Presépio, símbolo central da fé cristã. Imagem exposta na Mostra de Presépios de 2023 na Catedral São José
Presépio, símbolo central da fé cristã. Imagem exposta na Mostra de Presépios de 2023 na Catedral São José

A Diocese de Erexim chama a atenção para um período especial que inicia neste fim de semana: o primeiro domingo do Advento, celebrado no dia 30, e que marca oficialmente o começo do ciclo do Natal na Igreja Católica. Trata-se de um tempo de preparação, esperança e recolhimento espiritual que envolve toda a comunidade. O padre Lucas Stein, reitor do Seminário Maior São José, destaca que o Advento abre quatro semanas de caminhada litúrgica. “A liturgia nos convida a olharmos para a vinda do Filho de Deus. As primeiras duas semanas do tempo do advento focam mais na vinda última, escatológica, quando Cristo virá para julgar os vívos e os mortos, e levar a plenitude à Sua obra, ao reino de Deus. E as outras duas semanas focam mais justamente na vinda de Jesus, do Filho de Deus, na carne, nascido de Maria”, explica.



Pe. Clair Favreto
Pe. Clair Favreto

Nesse percurso, ganham espaço símbolos como a coroa do Advento e o presépio, que ajudam as famílias a viver esse tempo de maneira mais sintonizada com o sentido litúrgico. Nesse contexto, a árvore de Natal também recebe significado especial. O padre Clair Favreto, pároco da Catedral São José, relembra que ela simboliza a renovação da vida. “Agumas árvores até passam o inverno sem nenhuma folha, depois brota toda a vida nova, o surgimento das flores e dos frutos. A árvore tem essa referência importante de renovação, que também é símbolo do Natal, pois cada ano a gente renova a nossa vida a partir do Salvador.”, afirma.





Pe. Lucas Stein
Pe. Lucas Stein

Ainda assim, ele reforça que o presépio é o símbolo central da fé cristã, pois remete à simplicidade do nascimento de Jesus. “Celebramos recentemente os 800 anos do primeiro presépio, que São Francisco fez em Assis, na Itália. Nele, estão a manjedoura, os animais e o ambiente humilde que acolheu o Salvador da humanidade”, lembra o Pe. Clair, que aproveita para convidar para a Mostra de Presépios, que será realizada na Catedral São José, em Erechim do dia 5 ao dia 20 de dezembro reunindo cerca de 100 peças produzidas por artistas, catequizandos e membros da comunidade.Padre Lucas lembra que, do ponto de vista litúrgico, tanto a árvore quanto o presépio devem ser montados a partir do sábado que antecede o primeiro domingo do Advento, como gesto que acompanha o tempo de preparação. Ele sugere, ainda, que o presépio seja montado aos poucos, simbolizando a espera: pastores e animais nas primeiras semanas, Maria e José no terceiro domingo e o Menino Jesus apenas no Natal.


Para quem já montou a decoração antes do período, os dois padres explicam que não há problema, mas é possível ressignificar o gesto participando mais ativamente das celebrações, dedicando tempo à oração e priorizando os símbolos cristãos, relembrando o verdadeiro motivo deste período. Assim, a Diocese de Erexim destaca que o Advento não é meramente uma contagem regressiva, e sim, um convite para a renovação interior. “É um tempo para reencontrar a fé, cultivar atitudes de paz e preparar não apenas a casa, mas o coração para celebrar o nascimento de Jesus, em comunhão com toda a comunidade. É um momento de exaltar os atos de solidariedades, de gestos de fraternidade que brotam não do Papai Noel, mas brotam de Jesus”, conclui pe. Lucas.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page