ACCIE lança livro sobre a história do seu primeiro centenário


Intitulado “ACCIE: 100 anos de história”, a obra tem 360 páginas e conta a trajetória da entidade, seus presidentes e sua atuação como protagonista no desenvolvimento do município



A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim promove, na próxima sexta-feira, dia 29 de abril, o lançamento do livro “ACCIE: 100 anos de história” e comemoração ao seu 103º aniversário. O evento será realizado no Pólo de Cultura e será marcado por dois momentos: às 19h, recepção e Exposição Virtual no hall; e, às 19h30min, lançamento do livro, no Salão de Eventos. Além de congregar os associados, autoridades, presidentes e familiares de ex-presidentes, o lançamento será aberto ao público.

“ACCIE: 100 anos de história” é um livro de resgate histórico dos 100 anos da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, apresentando brevemente a trajetória do município de Erechim. Uma imersão no passado, contextualizando a história da entidade e dos seus gestores, empreendedores, homens de visão, que trabalharam comprometidos com o desenvolvimento de Erechim e região.

É resultado de um projeto da ACCIE aprovado no final de 2019 pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura - Governo Federal. Foram mais de dois anos de trabalho da equipe composta por Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Neusa Cidade Garcez, Enori Chiaparini, Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva e Tainete Farina e, nos últimos meses, acrescida de Roberto Hachmann, Mariah Carraro Smaniotto e Bruno Rosselli.

O livro é resultado de vigorosas pesquisas em atas e documentos da entidade - foram mais de 850 atas -, livros, jornais, entrevistas com pesquisadores, historiadores, professores, presidentes e ex-presidentes da entidade. Enfim, uma somatória de importantes e ricas informações que permitiram traçar não somente a trajetória da ACCIE, como também a do comércio e indústria a partir da criação do município de Erechim.

O projeto também contempla um audiolivro visando oportunizar acessibilidade para que mais pessoas também possam conhecer a história da ACCIE.

SINOPSE

O livro registra o trabalho da entidade ao longo de 100 anos, distribuídos em 10 décadas. A primeira trata do surgimento da ACCIE e aborda as condições socioeconômicas e políticas que as lideranças locais enfrentaram para direcionar as atividades produtivas do município e da região, conforme seus interesses.

A segunda versa sobre a consolidação do comércio e indústria na economia local, descrevendo como a classe empresarial enfrentou a crise de 1929. E trata ainda dos mecanismos que utilizou para se consolidar como entidade representativa da classe produtiva.

Nas próximas décadas, é resgatado o papel das forças empresariais ante o modelo econômico desenvolvimentista, quando é lançada a I Frinape (Feira Regional, Industrial, e Agropecuária de Erechim), e a indústria ganha o Distrito Industrial Irany Jaime Farina.

Em seguida, o livro aborda o fortalecimento da classe empresarial por meio da união das forças produtivas, configuradas com a construção do Pólo de Cultura, considerado patrimônio histórico e cultural do estado do Rio Grande do Sul. Mais adiante, o texto se depara com a globalização e suas imposições econômicas, que foram enfrentadas nos anos 1990, marcando a atuação da entidade na busca da qualificação, da modernidade e da competitividade. Nas últimas fases, o livro mostra o fortalecimento da classe empresarial.

O livro ainda contempla um capítulo de depoimentos: presidentes, familiares de ex-presidentes, prefeitos, Rainhas da Frinape e pessoas que tiveram participação fundamental na trajetória destes 100 anos da entidade.

O prefácio do livro foi escrito pelo presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE, Claudionor Mores, e pelo presidente da entidade, Ari Fábio Vendruscolo, onde abordam o legado da entidade e assumem um compromisso com a história futura para que a associação dê continuidade ao seu papel de entidade integrada à sociedade, representando cidadãos e empresários que têm responsabilidade social e demonstram grande comprometimento com esta terra e com este povo. Eles afirmam que muito já foi feito, mas sabem que ainda há muito por fazer. “Os olhos da entidade estão voltados para o futuro, mas ainda há muitos desafios a serem transpostos”, declaram.


SERVIÇO E FICHA TÉCNICA

O lançamento é aberto ao público.

Data: 29/04/2022

Local: Pólo de Cultura

Horário: 19h

Obra: “ACCIE: 100 anos de história”

Coordenação Geral: Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva

Elaboração do projeto cultural: Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva e Tainete Farina

Projeto editorial, edição e textos: Maria Lúcia Carraro Smaniotto

Pesquisa histórica: Enori José Chiaparini, Neusa Cidade Garcez, Maria Lúcia Carraro Smaniotto e Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva

Textos biografias presidentes e prefeitos: Neusa Cidade Garcez

Pesquisa histórica fotográfica: Roberto Hachmann

Projeto gráfico e diagramação: Mariah Carraro Smaniotto

Capa: Bruno Rosselli

Revisão linguístico-discursiva: Rosana Maron

Editora: Edelbra

Impressão: Edelbra

Tiragem: 1.000 exemplares

Patrocinadores: Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais, Cercena S/A Indústria Metalúrgica, Cropfield, Futura Agrícola, Kesoja, Peccin, Perfil Metais, Plaxmetal, Sementes Estrela, Triel-HT.