top of page

Acadêmicos de Ciência da Computação da URI entregam software ao Patronato São José



No último dia 22, o Auditório do Câmpus II da URI Erechim, foi palco da entrega oficial de um software para gerenciamento da equoterapia no Patronato São José. A solenidade contou com a presença de acadêmicos, coordenadores do curso e representantes da instituição beneficiada.

Desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador III do 3º semestre do curso de Ciência da Computação, o software foi criado pelos estudantes Pedro Segatti, Rafaela Bortoloso, Eduardo Mokfa e Ricieri Nava, sob a orientação do Professor Fabio Zanin. O objetivo era oferecer uma solução em software para a organização e acompanhamento das atividades de equoterapia oferecidas pelo Patronato São José.

A instituição sem fins lucrativos é focada no auxílio a pessoas em vulnerabilidade social e equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, abrangendo as áreas de saúde, educação e equitação, com o objetivo de desenvolver o modelo biopsicossocial do praticante.

O software apresentado pelos estudantes de Ciência da Computação deve estabelecer uma melhor organização entre horários, animais, funcionários e praticantes, além de padronizar e simplificar o lançamento e acesso a dados. Até então, o Patronato São José gerenciava as sessões individualmente em documentos extensos, o que dificultava o controle por ser um processo lento e propenso a falhas.

Com a entrega do software, espera-se que a instituição possa ter um controle mais eficiente das atividades de equoterapia, possibilitando uma melhor gestão dos documentos e maior praticidade no acompanhamento das sessões. A iniciativa dos estudantes de Ciência da Computação da URI demonstra a importância da interdisciplinaridade e do compromisso social dos futuros profissionais.


bottom of page