top of page

Abertura oficial do Festival de Dança de Erechim será realizado com um grande espetáculo


Evento acontece dia 1º, no Auditório do Pólo de Cultura




Inicia nesta quarta-feira, 1º de outubro, o Festival de Dança de Erechim – 3ª edição. O evento, que se desenvolve até o dia 5 de novembro, no Pólo de Cultura, começa a receber os mais de 600 dançarinos inscritos pela manhã e início da tarde para os ensaios das apresentações. A abertura oficial do Festival será no final da tarde deste dia 1º, a partir das 17h, com um grande espetáculo de dança: Mujeres de Água, com a Cia de Arte La Negra, de Ana Medeiros, no Auditório do Pólo de Cultura. Logo em seguida, será realizada a cerimônia oficial com a presença de autoridades, bailarinos, convidados e imprensa. Também na sequência já iniciam as apresentações das danças, com as avaliações dos jurados, premiação da noite, marcando o início efetivamente do Festival.

O projeto “Festival de Danças de Erechim – 3ª edição” recebeu aprovação da Secretaria de Estado da Cultura. A realização é da ACCIE, com o apoio da Prefeitura de Erechim e o apoio institucional da Associação Gaúcha de Dança. O evento conta com o patrocínio de Cavaletti Cadeiras Profissionais e Triel HT, e é financiado pelo Pró Cultura RS e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O ESPETÁCULO

A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força e a limpeza. Elemento primordial, ela é considerada o ponto de partida para o surgimento da vida e é a força motriz de inspiração para este espetáculo. Mulheres que amadureceram por meio do Flamenco apresentam suas vivências e perspectivas de mundo, no ir e vir das ondas do mar. Projeto inovador que tem o Flamenco como linguagem comum em hibridismo com outras artes, como o teatro e a música, embaladas pela trilha sonora inédita que transita entre o cante Yorubá, o cancioneiro nordestino, o folclore latino-americano e o Flamenco. Executada pelo guitarrista Flamenco Jef de Lima e cantora Isadora Arruda. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Açorianos de 2021. No elenco, estão Emily Borghetti, Patrícia Correa, Thaís Virgínia, Ana Cândida de la Campana, Luciana Meira e La Negra Ana Medeiros, com direção artística de Silvia Canarim.

Os ingressos para assistir ao espetáculo, assim como participar de todo o Festival de Danças de Erechim podem ser retirados na secretaria da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) e na Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. Recomenda-se que eles sejam retirados antecipadamente, pois garantirá o acesso ao 3º andar do Pólo de Cultura, e são em número limitado. Para aqueles que não conseguirem retirar seus ingressos, um telão estará disponível no 1º andar.

O FESTIVAL DE DANÇAS DE ERECHIM

Além das apresentações dos mais de 600 bailarinos inscritos, o evento conta com a realização de uma palestra e mesa redonda que versará sobre “Políticas públicas culturais do RS para Escolas e Grupos de Dança”. A palestra acontecerá no sábado, dia 4, às 10h, e tem como palestrante Claudia Dutra, reconhecida por seu trabalho como artista, produtora cultural, professora de ballet, jazz, danças folclóricas e PBT.

O evento também contará com oficinas gratuitas abertas a toda a comunidade de diferentes estilos de dança. As oficinas incluem Danças Urbanas, com o professor Cristiano Bastos; Flamenco, com a professora Ana Medeiros; Ballet Clássico, com a professora Patrícia Barbosa; Dança do Ventre, com a professora Brysa Mahaila; Dança de Salão, com o professor Claudio Furlim; e Jazz, com o professor Matheus Espinoza.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do Whatsapp (51) 99947-0417. Embora sejam gratuitas, as vagas são limitadas, então é importante se inscrever o quanto antes.

ACESSIBILIDADE

Toda a programação do Festival – apresentações, oficinas e mesa redonda – terá acessibilidade com intérprete de libras.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO:

Direção geral, concepção, coreografia, figurino e produção: La Negra Ana Medeiros

Direção Artística: Silvia Canarim

Corpo de Baile: Emily Borghetti Patrícia Correa, Thaís Virgínia, Ana Cândida de la Campana, Luciana Meira e La Negra Ana Medeiros

Vídeo arte: 2L produtora

Trilha sonora: Jef Lima e Isadora Arruda

Execução figurino: Tânia Ferreira

Fotografia: Fábio Zambom

Cenário: Emily Borghetti

Beleza: Nayana Pereira

Luz: Fabrício Simões




31.10.2023


bottom of page