Abertas as inscrições para o IX Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental


Prazo para submissão de trabalhos em evento da UFFS segue até 20 de setembro; programação será on-line, entre 16 a 18 de novembro.


Estão abertas, até o dia 20 de setembro, as inscrições e submissões de trabalhos para o IX Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e V Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul. Os eventos ocorrem de 16 a 18 de novembro, inteiramente on-line, e são promovidos pelo Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim com apoio do curso de bacharelado em Ciências Biológicas.

Os eventos buscam o fortalecimento da grande área das Ciências Ambientais, tendo em vista as demandas por produções sustentáveis, conservação ambiental, segurança alimentar e hídrica, permitindo o desenvolvimento sustentável. Considerando os aspectos supracitados, a programação tem por objetivo promover a difusão do conhecimento pela divulgação de estudos teóricos e práticos das áreas das Ciências e Tecnologias Ambientais, além de promover o debate multidisciplinar, permitindo a interação entre acadêmicos, professores e profissionais autônomos de diferentes regiões do Brasil e países vizinhos.

Neste ano os eventos têm como tema “Ciência básica para a sustentabilidade”, dialogando com o Ano Internacional da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável, da Unesco. Além da apresentação de pesquisas, a programação conta com palestras e minicursos. Todas as atividades são gratuitas.

É possível submeter trabalhos na forma de projetos (só o projeto, sem resultados) ou trabalhos com resultados.

Palestras confirmadas:

16 de novembro

18h45 - Palestra de abertura com a coordenadora da área de Ciências Ambientais da Capes, Jarcilene Silva (UFPE).

19h45 - Palestra sobre alimentação, agricultura e desenvolvimento, com Maycon Noremberg Schubert (UFRGS).

17 de novembro

18h45 - Palestra “A ciência que nós fazemos deve chegar a todos! - A importância da divulgação científica”, com Kleber Del Claro (UFU).

19h45 - Palestra “Financeirização da natureza”, com Silvana Winckler (Unochapecó).

18 de novembro

18h45 – Palestra sobre educação ambiental, com Maria Inês Gasparetto Higuchi (INPA).

A programação completa, incluindo os minicursos, está disponível em https://ppgctauffs.wixsite.com/simposio. As inscrições e submissões de trabalhos devem ser feitas no mesmo site.

Datas importantes

Inscrição e submissão de trabalhos (projetos e trabalhos com resultados): até 20 de setembro

Inscrição de ouvintes (quem não vai apresentar trabalho): até 9 de novembro

Data do evento: 16, 17 e 18 de novembro