Iniciativa criada por um grupo de pessoas da sociedade civil deve ser encaminhada ao governo do Estado. Saiba como assinar o documento
Instalação de câmeras de videomonitoramento está entre as reivindicações - Foto: Agência Senado
Um grupo de pessoas da sociedade civil da região está mobilizado em torno da pauta envolvendo a segurança nas escolas estaduais. Por meio de um abaixo-assinado que está circulando em Erechim e em outros municípios do Alto Uruguai, são solicitados investimentos no sentido de garantir que os espaços escolares sejam mais seguros. Entre as reivindicações de pais, professores e comunidade escolar, estão medidas como instalação de câmeras de videomonitoramento, detectores de metal, ronda escolar, entre outros. O documento deve ser encaminhado ao governo do Estado por meio das secretarias de Segurança Pública e de Educação.
A mobilização em torno da criação do documento foi intensificada após os recentes acontecimentos de violência em escolas no país, o que ampliou a preocupação em torno do tema e diante das lacunas de segurança identificadas nas escolas. O Abaixo Assinado em questão está disponível em alguns estabelecimentos comerciais de Erechim, como o Restaurante Bom Paladar,; Ótica Recris; Farmácia Erechim; Casa dos Colchões, todos esses na Rua Itália; na Casa Bom Bife na Av. Caldas Júnior; Restaurante Master Grill na Av. Tiradentes; e nas escolas Vicente da Maia e João Caruso. Há pontos de coleta também com professores estaduais em Aratiba, Barra do Rio Azul, Campinas do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Três Arroios e Paulo Bento. Os organizadores devem se reunir hoje com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação para levar o tema adiante.
Comentarios