Ações da URI beneficiam visitantes da FRINAPE

A URI Erechim está desenvolvendo uma ampla programação de atividades, workshops e palestras em todos os espaços da FRINAPE (Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim), que iniciou na última sexta-feira, 09. A Feira é promovida pela Associação Comercial, Cultural, Industrial de Erechim (ACCIE) e pela Prefeitura.

        O Curso de Medicina forneceu orientações sobre câncer e prevenção de doenças por meio da vacinação no estande institucional da Universidade e em todos os espaços da Feira no sábado e no domingo, juntamente com o Zé Gotinha – parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Acadêmicos de Farmácia também estiveram no espaço institucional para realizar teste de glicose aos visitantes.

        A contribuição da Universidade no desenvolvimento regional através da inovação também está sendo compartilhada, através de workshops e oficinas sobre diversas temáticas no Salão da Inovação. Foram discutidos, até agora, temas como empreendedorismo, inovação em modelo de negócios e integração de tecnologias por meio da plataforma arduíno. Os visitantes também puderam conhecer o minibaja, projeto das engenharias que contempla a construção de veículo automotor off-road.

       Os acadêmicos e professores também têm participado ativamente das programações da Frinape. A área das Ciências Agrárias prestigiou a palestra do professor Paulo César de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o futuro da produção global de alimentos. O Coordenador do Curso de Agronomia, Amito Teixeira, também participou como mediador ao final da palestra.

        As ações permanecem intensas até o final da Feira: são jogos da cultura popular, desenvolvidos pelo Curso de Educação Física; contação de histórias com o Curso de Pedagogia; criação de miniaturas de papel das edificações do patrimônio histórico arquitetônico de Erechim, com o Curso de Arquitetura e Urbanismo, além de oficinas de libras e oficinas culturais. O Curso de Enfermagem, por sua vez, também vai repassar informações e orientações sobre o câncer de próstata e demais atividades desenvolvidas na área da saúde.

        Os Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos permanecem no estande da Universidade no Pavilhão da Agricultura Familiar, recebendo amostras de cachaça, vinagre e vinho para análise e repassando informações sobre embalagens de alimentos.

        Serão desenvolvidas, também, atividades sobre Realidade Virtual e Óculos Rift, do Curso de Ciência da Computação; oficinas de Projeto e Execução de Minipontes, com o Curso de Engenharia Civil; produção de álcool gel, desenvolvido pelo Curso de Engenharia Química; além de exposição das tecnologias em engenharia e apresentação do MiniBaja.

        No sábado, 17, às 15h, a Universidade vai realizar o leilão das obras de arte realizadas por crianças e jovens autistas da Aquarela – Associação Pró-Autista de Erechim, na Fenamate. Neste mesmo dia, às 18h, na Fenagro, os participantes vão poder prestigiar o espetáculo canino da American Show Dog, numa iniciativa do Curso de Medicina Veterinária.

       Outros cursos da Universidade também estão envolvidos em programações específicas de todos os espaços da Frinape: Agricultura Familiar; Fenagro; Fenamate; Cidade da Cultura e Salão da Inovação. A Universidade também tem o espaço institucional, onde recebe os visitantes e a comunidade para esclarecer dúvidas quanto ao Vestibular de Verão, cursos, Ensino a Distância, uma novidade a partir do ano que vem no câmpus de Erechim, além de ser uma oportunidade de conhecer melhor a Instituição.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA