top of page

Ação de recolhimento de lixo reforça ações de combate à dengue


A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental intensificou na última semana, esforços para combater a proliferação de arboviroses, como dengue, zika vírus e febre chikungunya, por meio de mutirões de recolhimento de lixo. Essa iniciativa busca eliminar focos propícios à reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor dessas doenças, especialmente em áreas próximas a locais com casos suspeitos.


30 cargas de caminhão de lixo recolhido

Durante as ações deste ano já foram, 30 cargas de caminhão, removendo resíduos inutilizáveis em pontos estratégicos nos bairros Maria Clara, Agrícola, Desvio Becker e Progresso. As localidades foram identificadas como áreas críticas, exigindo intervenção da Prefeitura de Erechim.


Investimento diário de R$ 4 milA secretária de Saúde, Éclesan Palhão, enfatiza que o investimento diário é de R$ 4 mil em operações de recolhimento de lixo e isso representa um compromisso com a saúde pública. No entanto, ela destaca que se a comunidade adotasse práticas responsáveis de descarte, esse montante poderia ser direcionado para outras demandas essenciais na área da saúde, beneficiando ainda mais a população.


Apelo a conscientização coletiva


“Cada centavo investido nessas operações é importante para nossa comunidade, e se todos fizermos nossa parte, podemos redirecionar esses recursos para áreas que também necessitam de atenção, ampliando os benefícios para a saúde de todos”, disse. Ela reitera o apelo à conscientização coletiva sobre a importância de descartar o lixo corretamente para otimizar o uso dos recursos públicos, além de evitar doenças.

De acordo com o prefeito, Paulo Polis, é importante destacar que além dos mutirões, os agentes de combate de endemias, juntamente com as equipes de Estratégia de Saúde da Família fazem diariamente um trabalho de prevenção e orientação em toda a cidade e, esses mutirões de recolhimentos de lixo vêm para somar neste trabalho.


Sempre reforçamos a importância da participação de todos os envolvidos, os técnicos da saúde e da população nesse combate, principalmente neste momento que requer atenção redobrada à eliminação dos criadouros do mosquito. Dar ênfase a esse tema tão importante neste momento faz toda diferença. Vamos nos unir nessa batalha. Somente juntos vamos conseguir vencer o mosquito Aedes aegypti”, finaliza o prefeito.



Comments


bottom of page