90ª Romaria de Nossa Senhora da Salette reúne fiéis em Marcelino Ramos
- Najaska - Jornalismo

- 10 de set.
- 2 min de leitura
A celebração recorda a Aparição de Nossa Senhora em La Salette, na França, em 19 de setembro de 1846

Marcelino Ramos (RS) se prepara para viver um dos momentos mais importantes da fé católica no Sul do Brasil. A tradicional Romaria de Nossa Senhora da Salette chega à sua 90ª edição neste mês de setembro, reunindo milhares de devotos no Santuário localizado no alto da montanha.
A celebração recorda a Aparição de Nossa Senhora em La Salette, na França, em 19 de setembro de 1846, quando os jovens pastores Maximino Giraud e Melânia Calvat tiveram a experiência de contemplar e dialogar com a Virgem Maria. Neste ano, a romaria tem como tema “Com Salette, Missionários de Esperança!” e o lema “Há 90 anos caminhando na fé, renovando a esperança e praticando a caridade!”.
Programação religiosa
As festividades já começam com a Novena de Nossa Senhora da Salette, entre os dias 10 e 18 de setembro. No dia 19 de setembro, data da Aparição Mariana, o Santuário receberá uma série de celebrações, com destaque para a Missa Solene das 10h, presidida pelo Cardeal-Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, OFM. À noite, acontece a Procissão Luminosa, com saída da Igreja Matriz São João Batista em direção ao Santuário.
O ponto alto será nos dias 27 e 28 de setembro, quando acontece a grande 90ª Romaria. No domingo (28), às 10h, será celebrada a Missa campal, presidida pelo Bispo Diocesano de Erexim, Dom Adimir Antonio Mazali.
Dentro do Ano Jubilar, o Santuário é reconhecido como “Igreja Jubilar”, e contará com a presença de diversos sacerdotes atendendo confissões. Os fiéis poderão, assim, receber a Indulgência Plenária, conforme as orientações da Igreja.
Tradição e fé
O Santuário de Marcelino Ramos é administrado pelos Missionários Saletinos, que atuam há 97 anos na cidade. A Romaria, que chega ao seu 90º ano, é um marco da devoção popular, reunindo famílias, comunidades e peregrinos de diferentes regiões do país.








Comentários