top of page

25ª Feira do Livro de Erechim chega ao fim com reflexão e solidariedade


 

Evento foi suspenso durante a semana e encerrou no fim de semana sem atividades artístico-culturais.

 

Com reflexão e solidariedade chegou ao fim neste domingo (5), a 25ª Feira do Livro de Erechim – A Leitura nos Conecta! O evento que começou no sábado (27), foi fortemente afetado pelas condições climáticas. Diversas atividades previstas foram canceladas e até durante dois dias, o evento foi suspenso. No sábado (4), com a previsão mais amena de chuva, os expositores voltaram para estrutura na Praça do Livro, a Praça Jayme Lago durante o período do evento, mas sem as atividades artístico-culturais. A organização definiu que não havia clima para comemorações, e com a proposta da Academia Erechinense de Letras (AEL), também tornou o espaço um ponto de arrecadações para atingidos pelas tempestades e alagamentos.


Reflexão


O encerramento da Feira do Livro foi no fim da tarde de domingo (5), com uma breve fala da presidente da AEL, Helena Confortin, que agradeceu a contribuição de todos na feira e nas doações. O momento também contou com um momento ecumênico, com a presença de um padre, de um pastor e um espírita, que lembraram o momento difícil que o Rio Grande do Sul vive.


O secretário de Cultura e Esporte, Marcelo Miorelli dos Santos, agradeceu a comunidade pela compreensão nas mudanças que tivemos, agradeceu também todos envolvidos: patrocinadores, servidores, livreiros e todos que de alguma maneira se envolveram nas atividades e contribuíram com as doações.


O vice-prefeito Flávio Tirello, também destacou esse envolvimento. “Infelizmente vivemos um momento que não é de celebrações. Mas, precisamos muito lembrar a importância desse movimento literário e cultural para nossa cidade. Obrigado patrona, homenageado e todos, que permaneceram aqui, mesmo com as adversidades e que mobilizaram também doações. Erechim está mostrando o quanto é solidário com nossos irmãos”, falou.  


Por fim, a patrona Zeni Terezinha Bearzi, fez o passeio pelo corredor dos livreiros, dando por encerrada a 25ª Feira do Livro de Erechim. A realização do evento foi da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, contando com financiamento parcial do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria da Cultura. O patrocínio foi de Erva-mate Cristalina e PC Soluções Corporativas. Os apoiadores foram a Academia Erechinense de Letras (AEL), Sesc Erechim, Sesi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.

Comments


bottom of page