19ª RT detalha programação da Inter-Regional do Enart em Erechim.

Evento que acontece nesse fim de semana celebrará um dos momentos mais importantes da cultura do Rio Grande do Sul para a região neste ano


Integrantes da Comissão Executiva que organiza a 1ª Inter-Regional do Enart 2022, estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 15, com representantes dos veículos de comunicação de Erechim.

O objetivo principal foi a apresentação oficial do evento aos jornalistas e diretores dos veículos de comunicação, assim como a sua programação e a maneira com que as atividades estarão acontecendo junto ao Pólo de Cultura (Parque da Accie) e CTG Sentinela da Querência, no próximo sábado e domingo, dias 20 e 21.

O presidente da Comissão Organizadora, Ricardo André Valmorbida destacou a importância do evento para a cidade e agradeceu ainda o apoio da prefeitura na viabilização do evento.

Claudia Mânica de Quadros, vice-presidente da Comissão Organizadora, apresentou a programação e também falou sobre as avaliações, relatando um pouco do que acontecerá ao longo do final de semana.

O coordenador da 19ª Região Tradicionalista, Erechim, Aldair Menosso, agradeceu a presença dos veículos de comunicação e também frisou a importância da imprensa estar presente e divulgando as atividades que acontecerão durante a fase Inter-Regional na cidade.

A secretária, Carla Talgatti abordou a participação da prefeitura e lembrou que a realização da fase Inter-Regional em Erechim, foi uma construção conjunta com a 19ª Região Tradicionalista em trabalho iniciado ainda no último ano.

A 1ª Inter-Regional do Enart 2022 reunirá tradicionalistas de um terço do Estado, sendo que 10 regiões tradicionalistas estarão competindo em Erechim, na fase que antecipa o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que acontecerá em novembro, em Santa Cruz do Sul.

Diversas modalidades terão seus participantes sendo avaliados em Erechim, e os que obtiveram a pontuação necessária, poderão participar do Enart. A expectativa é de quase 1.000 participantes nas diversas modalidades propostas.

A Inter-Regional em Erechim tem o apoio da prefeitura de Erechim, é organizado pela 19ª Região Tradicionalista, sendo uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Serviço

Primeira Inter-Regional do Enart

O que: fase classificatória que reúne representantes de 10 regiões tradicionalistas do RS, com classificatórias para o Enart 2022

Quando: dias 20 e 21 de agosto de 2022

Onde: Pólo de Cultura (Parque da Accie) e CTG Sentinela da Querência – Erechim/RS

Acesso do Público aos eventos: gratuito – sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade

Alimentação: restaurante e food truck

Transmissão ao vivo: YouTube (19ª Região Tradicionalista)

Participação de representantes das 7ª, 8ª 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª Regiões Tradicionalistas do RS

PROGRAMAÇÃO

Sábado, dia 20 de agosto

8h – Palco 2 – Classificatória Declamação Masculina

9h – Palco 3 – Classificatória Danças Gaúchas de Salão

10h – Palco 4 – Intérprete Solista Vocal Masculino

13h30 – Abertura Oficial

14h30 – Palco 1 – Gaita Piano

14h30 – Palco 6 – Classificatória Chula

14h30 – Palco 2 – Classificatória Declamação Feminina

14h30 – Palco 4 – Classificatória Intérprete Solista Vocal Feminino

14h30 – Palco 7 – Sorteio das Danças do 1º Grupo de Danças Tradicionalistas Força B

14h30 – Palco 5 – Causos

Domingo, dia 21

9h – Palco 2 – Final Declamação Masculina

9h – Palco 3 – Final Danças Gaúchas de Salão

9h – Palco 4 – Final Intérprete Solista Vocal Feminino

9h – Palco 5 – Final Declamação Feminina

10h – Palco 6 – Final Chula

12h – Palco 7 – Sorteio das Danças do 1º Grupo de Danças Tradicionalistas Força A. na sequência, apresentações