top of page

15ª CRE recebe visita do Sr. Elefante Letrado

O personagem que é o ícone da plataforma de leitura, esteve em Erechim para um encontro com estudantes da Rede Estadual de Educação




Na última quinta-feira (19), a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, recebeu a visita do personagem Elefante Letrado, ícone da plataforma de leitura que leva o mesmo nome, em um encontro repleto de animação de ludicidade. O evento realizado no salão de eventos da Universidade Regional Integrada – URI, é um pocket show entre o personagem do Sr. Elefante e o cantor Bruno Pontes, onde a magia das histórias infantis é levada ao palco através de músicas, contação de histórias e muita interação com os estudantes. Em Erechim, o show foi realizado em dois turnos, reunindo mais de 800 estudantes dos anos iniciais da Rede Estadual, de 14 escolas de Erechim e região.

Na sexta-feira (20), o show do Sr. Elefante foi realizado em Sananduva, reunindo as escolas estaduais do município e proximidades, com a participação de 400 estudantes. A recepção foi organizada pela E.E.E.F Ângelo Granzotto, que ocorreu no Centro Comunitário Lajeado Bonito.

“O Elefante Letrado vem concretizar o sonho de muitos de nossos estudantes. Vem para mostrar que a ludicidade, o sonho e a alegria de acreditar em histórias, constituir raciocínios, conceber pensamentos e dar asas à imaginação, é possível. É um momento muito importante, pois aquele personagem que atua na plataforma, passa a ser real na proximidade com nossas crianças. É um momento muito feliz e nós somos muito gratos por poder proporcionar isso aos nossos estudantes, afirma a coordenadora regional de Educação, Juliane Bonez.


A plataforma

Com o objetivo de oferecer ferramentas pedagógicas inovadoras para os estudantes da rede, desde 2021, a Secretaria Estadual da Educação disponibiliza a plataforma de leitura Elefante Letrado. Os professores e estudantes da Rede Estadual possuem à disposição, gratuitamente, um numeroso acervo de obras que pode ser acessado pelo computador ou smartphone. A plataforma foca os anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico, que reconhece e respeita os diferentes tempos e estilos de aprendizagem dos estudantes, desafiando-os a ampliar permanentemente suas habilidades de leitura e sua bagagem cultural.

No âmbito da 15ª CRE, este é o terceiro ano de efetivo uso da plataforma, onde desde o início, foram lidos quase 800.000 livros pelos estudantes de 1º ao 5º ano, somando, apenas em 2023, quase 15.000 horas de leitura. A Coordenadoria possui o título de CRE mais leitora do estado, tendo premiado diversos estudantes por seus desempenhos de leitura na plataforma.







bottom of page