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15ª CRE promove formações com escolas para qualificação do programa Aprendizagem Contínua


Um novo olhar do docente para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes



Após o encontro formativo realizado no último dia 10/08, entre a Secretaria de Educação e Coordenadorias Regionais, com o intuito de definir estratégias para a qualificação do programa, a 15ª CRE realizou um novo ciclo de formações para gestores e supervisores escolares. Os encontros que aconteceram em Erechim e Sananduva durante a última semana, reuniram as 89 escolas de abrangência da Coordenadoria, para alinhar as ações e o desenvolvimento do programa, bem como sua aplicação em cada instituição de ensino.

A iniciativa da Secretaria de Educação que vem sendo realizada desde o início do ano letivo de 2023, tem o objetivo de evitar a evasão escolar, garantir a recuperação e recomposição de aprendizagens, além da consolidação dos conhecimentos e as habilidades dos estudantes, garantindo o andamento da trajetória curricular.

Chamado até então de Estudos de Recuperação Contínua, o programa foi rebatizado por sugestão dos estudantes Augusto Cazzonatto e Nicoli Siqueira, alunos do Colégio Estadual Antônio Scussel (Getúlio Vargas), que participaram do programa, assim como outros estudantes da Rede Estadual.

Aprendizagem Contínua

As atividades previstas do Programa Aprendizagem Contínua devem contemplar todos os estudantes da escola, de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação (Seduc). No planejamento, atividades para os estudantes que ainda não consolidaram as aprendizagens ou apresentam nota inferior a 6,0 devem ser priorizadas.

Caso o estudante ainda mantenha a nota inferior a 6,0, o professor deverá, ao longo de todos os trimestres, garantir atividades complementares com vistas a desenvolver as habilidades essenciais – permitindo, assim, a consolidação das aprendizagens e a alteração da expressão do resultado em qualquer trimestre.

Conforme a chefe da Divisão Pedagógica da 15ª CRE, Taciana Vendruscolo, os estudos buscam garantir a equidade e efetividade da aprendizagem dos estudantes. “É preciso garantir de diversas formas, tanto afetiva como colaborativa, que os estudantes aprendam de fato, para que a aprovação seja o resultado final destes estudos”, destaca.

“Os Estudos de Aprendizagem Contínua são uma organização fundamental para que o dia a dia da escola esteja voltado para a prática pedagógica que envolve todos os atores, equipe diretiva, professores, estudantes e servidores. São momentos que vivemos mais concentradamente ao final dos semestres, mas que é um movimento diário e imprescindível para o processo pedagógico acontecer, de forma que todas a competências e habilidades sejam desenvolvidas”, afirma a coordenadora regional de Educação, Juliane Bonez.

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