15ª CRE celebra 70 anos de história em prol da Educação Estadual

A comemoração que se inicia na próxima semana, contará com diversas atividades durante todo o mês de maio




Em seus 70 anos de história e dedicação à excelência na educação, a 15ª CRE atravessou diversos momentos ao longo do tempo, como a alteração de nomenclatura de “Delegacia Regional” para “Coordenadoria Regional”, mudanças nas diretrizes educacionais no Brasil e no estado, alternância de gestões e, mais recentemente a pandemia de covid-19, onde todo o processo de gestão escolar precisou ser reformulado. Atuando como um elo entre a Secretaria Estadual da Educação e as 91 escolas da região, a 15ª Coordenadoria é o órgão público responsável pela gestão, organização e transmissão das diretrizes que regem a educação gaúcha, no atendimento a mais de 21 mil estudantes.

Para celebrar essa trajetória de comprometimento em prol da Educação, a Coordenadoria se prepara para uma programação comemorativa à altura da ocasião, que foi construída em conjunto com a equipe de servidores, escolas, comunidades escolares e parceiros. Com o propósito de promover o resgate histórico da instituição, todas as atividades de comemoração foram pensadas com o objetivo de unir e integrar os diferentes sujeitos e atores dessa história de 70 anos, que colaboraram com a construção do processo educacional em Erechim e região.

As atividades de comemoração iniciam-se no dia 02 de maio, no Colégio Estadual Antônio Scussel, de Getúlio Vargas, onde ocorrerá a abertura oficial da programação comemorativa com solenidade e apresentações culturais. Durante a mesma semana, outras atividades serão realizadas com a participação das escolas e comunidade, como a celebração ecumênica em ação de graças, sessão solene, solenidade festiva e lançamento do hino oficial da 15ª CRE, que foi composto com a colaboração da Orquestra do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel. Com a participação das escolas e estudantes na construção colaborativa de atividades alusivas aos 70 anos, no decorrer do mês outras ações serão desenvolvidas pelos mesmos, na sede da 15ª CRE.

“Toda a comunidade escolar está muito convidada! Cada escola estará também, desenvolvendo as suas atividades em seus municípios. Fiquem atentos e participem conosco, pois este é momento de todos”, afirma a Coordenadora Regional Juliane Bonez.


Confira a programação:

02/05 - 14h – Abertura oficial da programação no Colégio Estadual Antônio Scussel (Getúlio Vargas), com solenidade de abertura e apresentações culturais com a Orquestra Belas Artes, Orquestra Sinfônica Getuliense e Orquestra de Estação.

19h – Abertura e Recepção aos servidores e seus familiares na sede da 15ª CRE

03/05 - 19h30min - Celebração Ecumênica em Ação de Graças, na Catedral São José

04/05 - 19h – Descerramento de placa comemorativa, na sede da 15ª CRE

19h30min - Lançamento do Hino Oficial da CRE, no subsolo da Catedral São José

05/05 - 20h - Sessão Solene Comemorativa - Câmara de Vereadores de Erechim

06/05 - 10h – Solenidade Festiva, na Cantina Villa Trentin