13º BPM divulga relatório do primeiro semestre sobre o PROERD na região

Foram realizadas aulas em Erechim, Barão de Cotegipe e Campinas do Sul, abrangendo 12 escolas e 386 crianças com idade entre 10 e 12 anos



A Brigada Militar, desde 1998, vem desenvolvendo o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), nas escolas do Estado, através de policiais militares voluntários.

O PROERD é baseado no programa Norte Americano Dare (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido em Los Angeles na Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países.

No 13° BPM o programa iniciou no ano de 2000, atualmente é desenvolvido em 11 munícipios pertencentes à área do Batalhão.

Os Policiais Militares desenvolvem um trabalho educativo de Prevenção, de forma voluntária, pois além de suas atividades de policiamento, contribuem semanalmente com parte de seu tempo, na busca da construção de um futuro melhor, principalmente, para nossas crianças.

No ano de 2021, o município de Erechim conta com duas instrutoras do Proerd atuantes, sendo a Sd Magali Pedretti Eglior e a Sd Kiane Follmann da Silva, as quais desenvolveram as aulas nas modalidades híbrida e on-line, abrangendo três munícipios na área do 13º BPM, sendo eles Erechim, Barão de Cotegipe e Campinas do Sul, abrangendo 12 escolas e 386 crianças com idade entre 10 e 12 anos, seguindo o currículo Caindo na Real do 5º ano.

Tal modalidade teve que ser adaptada devido ao momento que estamos vivenciando, em razão do Covid 19, desta forma os instrutores realizaram um curso de aprimoramento para ministrar as aulas na modalidade hibrida.

Participaram do projeto no primeiro semestre 7 escolas no município de Erechim, sendo 06 estaduais e 01 particular, totalizando 300 crianças do currículo 5º ano, com aulas na forma híbrida.

No município de Barão de Cotegipe, foram contempladas 03 escolas totalizando 53 crianças, no currículo 5º ano, com aulas 100% on-line, utilizando a plataforma classroom.

No município de Campinas do Sul, foram contempladas 02 escolas totalizando 44 crianças, no currículo 5º ano, na modalidade de aula 100% on-line utilizando a mesma plataforma.

Nos municípios de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Nonoai, Erval Grande, Rio dos Índios e Paulo Bento, as aulas serão ministradas somente no segundo semestre.

Para o início do ano letivo no município de Erechim, devido ás restrições referentes aos decretos vigentes no combate a pandemia do Covid 19, foi realizada a distribuição da cartilha do PROERD através de um Drive Thru, com todas as medidas sanitárias adequadas ao momento.

Além disso, a formatura do PROERD será realizada de forma online através da plataforma Google Meet, na qual a escola disponibilizará um link para que os alunos, pais e instrutores o acessem com o intuito de celebrar a finalização das aulas. Momento, em que será divulgado o nome do aluno de cada turma que produziu a melhor redação sobre o PROERD.

O 13° BPM, juntamente com a comunidade, mesmo com a pandemia, segue combatendo a criminalidade e também focada no presente e futuro de nossa sociedade, zelando por nossas crianças.