Evento realizado durante a Frinape 2024 reuniu criadores e animais de destaque
A 13ª Exposição Morfológica do Núcleo Alto Uruguai de Criadores de Cavalos Crioulos (NAUCCC), comandada pelo presidente Isaquel Poletto, ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro, durante a Frinape 2024. A prova teve como objetivo avaliar os aspectos morfológicos do cavalo crioulo, com critérios de julgamento que reforçam o aprimoramento da raça.
Os animais participantes foram separados por idade em duas categorias principais: incentivo, destinada aos exemplares de até dois anos de idade, e categoria de animais marcados, para os acima de dois anos. Além disso, os cavalos foram avaliados separadamente por sexo e idade, considerando as especificidades de cada grupo.
A avaliação morfológica foi dividida em dois momentos: encilhados (arreios colocados) e desencilhados (sem arreios). No primeiro caso, os critérios incluíram postura geral, colocação da cabeça e pescoço, aprumos, tipicidade de andares (como tranco (passo), trote e galope), agilidade, docilidade e temperamento. Já no segundo momento, o julgamento dos desencilhados focou na tipicidade, temperamento e docilidade à cabresto (ou seja, em contato direto com o homem), avaliando características como cabeça, pescoço, dorso, lombo, tórax, peito, paleta, garupa, aprumos e cerdas.
Com a presença dos inspetores técnicos Tiago Orlando, no sábado, e Tiago José Mallmann, no domingo, o evento contou com o julgamento do jurdo Telmo de Oliveira Peixoto, reconhecido especialista na área.
A exposição reafirmou a relevância do evento na valorização e no desenvolvimento da raça crioula, contribuindo para o fortalecimento da tradição e da excelência genética.
RESULTADOS E DESTAQUES DA EXPOSIÇÃO
Os grandes vencedores da 13ª Exposição Morfológica do NAUCCC foram:
Categoria Machos:
Grande Campeão: Retruco do Nonoai, expositor: Fábio Vaccaro, Erechim
Reservado Grande Campeão: Lo Miro Cala Bassa, expositores: Irmãos Carlotto, Erechim
Terceiro Melhor Macho: Quarteador do Taboão, expositores: Natália e Jurandir Tonin, Erechim
Quarto Melhor Macho: Santa Lêta Meridiano, expositor: Giovane Beal, Erechim
Categoria Fêmeas:
Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça: Ofélia da Rigorosa, expositor: Erni José Backes, Chapecó (SC)
Reservada Grande Campeã: TRD Oraça, expositor: Thiago Luiz Spessatto, Xanxerê (SC)
Terceira Melhor Fêmea: Santa Colina Maestra, expositor: Rodrigo Espindola Araújo, Maçambará
Quarta Melhor Fêmea: Dália da Suply, expositor: Domenico Menegatti, Erechim
Comentários