1º Fórum de Economia Criativa coloca Erechim no cenário estadual da cultura

Estimular, qualificar e capacitar rede de serviços, negócios inovadores, gestores públicos, representantes de entidades culturais, organizações, terceiro setor oferecendo aos participantes oportunidade de construir visão e conceito referente a gestão de processos criativos no Alto Uruguai.

Foi com este mote de trabalho que o município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) deram início, na tarde desta segunda-feira (30) ao 1º Fórum de Economia Criativa do Alto Uruguai no Centro Cultural 25 de Julho com a presença da secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo.

Após a apresentação artística que encantou a todos os presentes e composta a Mesa de Trabalhos, Leandro Basso, secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo destacou que a cultura produz aquilo que dá satisfação à vida. Motivação para acordar todas as manhãs com um objetivo comum, que é transformar o mundo cada vez melhor para todos. “A Economia criativa é poder se reconstruir no tempo e no momento que se exige. Erechim se abre para aquilo que necessita ser feito e a região do Alto Uruguai tem uma grande diversidade cultural e vai atrair turista e moradores, de saber o que eu e minha entidade vamos fazer para a sociedade”.

Juliano Zuanazzi, presidente da AMAU, pontuou a iniciativa como muito positiva na realização do Fórum em Erechim. “Uma sociedade mais desenvolvida tem na economia criativa a sua base de sustentabilidade, de fundamentar para melhorar a vida de nossas sociedades. Um momento para se criar alternativas fortes para melhorar a nossa sociedade”.

Beatriz Araújo garantiu que o Fórum coloca a região numa condição de chamar a atenção para a Economia Criativa. “Nosso Estado possui grande diversidade. Queremos a preservação da cultura e gerar dividendos, um incremento que irá fazer a diferença, pois trazemos o que temos de melhor da pasta para Erechim. Vamos estar juntos nos próximos anos e fomentar a cultura”.

Durante a tarde ocorreu a apresentação do Programa RS Criativo com Ana Fagundes, Diretora de Artes e Economia Criativa da SEDAC e o Sistema de Financiamento e os Mercados da Arte com Alexandre Vargas, coordenador da Equipe TECNA/PUCRS – RS Criativo.

Nesta terça-feira, 1, os trabalhos iniciam às 8h com o painel Criatividade: a ponte da era pós digital com Neidmar Alves. Ás 10h30 acontece o Mini TED, projetos contemplados no Edital Erechim 100 Anos de Cultura.

Á tarde, às 13h30, A trajetória de Erechim Rally Erechim com Claudio Pagliosa às 15h, Incubadora tecnológica através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e às 15h30 Colegiado das Primeiras Damas da AMAU, Mostra de Talentos do Alto Uruguai.

Os trabalhos encerram às 15h45 com o encontro de gestores do Alto Uruguai com o tema os municípios da AMAU ante os desafios para a construção de políticas públicas criativas e inovadoras nos municípios da região, tendo como mediador Juliano Zuanazzi.  

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA