A realização da 1ª Convenção Lojista foi marcada por muito aprendizado e um legado importante para o setor. De forma inédita, um encontro regional do movimento lojista, contou com participação de membros de 14 estados brasileiros. A iniciativa demonstrou a força e representatividade do varejo gaúcho.
A programação realizada nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Eventos do Dall’Onder Grande Hotel, trouxe um foco claro: a qualificação e a integração de empresários e profissionais do segmento.
Na quinta-feira (24/08), além dos encontros setoriais do SPC Brasil, CDL Jovem e Comitê de Mulheres Empreendedoras, destacou-se a reunião da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) e da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio e dos Serviços do RS, mostrando a relevância da Federação em apoiar iniciativas voltadas para o desenvolvimento do setor.
A programação da sexta-feira trouxe renomados palestrantes que falaram de inovação, tecnologia, novas relações de trabalho, histórias inspiradoras de empreendedorismo e experiências de reposicionamento pessoal.
O presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, destacou a satisfação com o evento.
“Foi emocionante testemunhar a presença e participação de representantes de tantos lugares diferentes do nosso estado e do Brasil. Ver lojistas, líderes de CDLs e profissionais do varejo de todas as regiões do Rio Grande do Sul reunidos em um único espaço, buscando se atualizar, compartilhar conhecimentos e fortalecer nossa indústria, foi um testemunho vivo da força e da diversidade do nosso setor. A união de pessoas com objetivos em comum, a paixão pelo varejo e o desejo de crescimento foram sentimentos palpáveis em cada interação. Nos debates, pudemos explorar a riqueza de ideias e perspectivas trazidas por cada participante. Essa Convenção Lojista reforçou a importância de estarmos conectados e alinhados em nossa missão de fortalecer o varejo”, afirmou
O vice-presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul e presidente da CDL Bento Gonçalves, Marcos Carbone, comentou a grata satisfação que foi como anfitrião do evento.
“Foi um privilégio ter recebido tantos participantes aqui em Bento Gonçalves. A contribuição de cada um foi fundamental para o sucesso dessa Convenção. Este momento fica marcado como uma página histórica no movimento lojista do Rio Grande do Sul. A realização da Convenção em nossa cidade fortalece a nossa posição como referência no cenário do varejo estadual e reforça o compromisso de Bento Gonçalves com o desenvolvimento do comércio e o progresso da nossa comunidade”, disse.
Confira como foram as palestras:
O varejo que conecta: um novo significado para o trabalho. Palestra de Alexandre Pellaes
Grandes mudanças no mundo do trabalho foram apresentadas na primeira palestra do dia, com Alexandre Pellaes. O tema foi conduzido de forma descontraída, mas que provocou na plateia uma reflexão importante de tudo que mudou ao longo dos últimos anos, quando se fala da relação de trabalho.
“Hoje, mais do que nunca, o significado do trabalho transcende a simples movimentação social e o suporte financeiro. No passado, trabalhar estava ligado à sustentação e ao sustento da família, sem se discutir propósito, conexão, desenvolvimento ou felicidade. Essa perspectiva mudou radicalmente, independente de gerações, pois agora o trabalho é visto como um espaço de realização, aprendizado e impacto positivo”, afirmou.
Na sua apresentação, o convidado falou, ainda, sobre o papel da liderança, que também passou por uma revolução, deixando de ser sobre status e poder e passando a ser sobre a qualidade das relações e influência positiva.
“Com isso, novas práticas, como o trabalho remoto, estão transformando as estruturas tradicionais, guiadas pela tecnologia e por uma nova consciência de mundo. Nesse cenário, é como se questionássemos: somos criadores da tecnologia ou a tecnologia molda nossa maneira de agir? Sem dúvida, a tecnologia é um componente vital para acelerar os negócios, mas é essencial utilizá-la com clareza e consciência do seu papel na transformação do mundo do trabalho” declarou.
O varejo que conecta no digital: Palestra de Gustavo Caetano
A realidade é clara: a busca pelo crescimento contínuo é prioritária para muitos. No entanto, entre as poucas vozes presentes, há um grupo que questiona: “Como posso me destacar da multidão? Como posso alcançar o topo dessa montanha antes dos outros?” Essa é a essência das discussões que dominaram a palestra de Gustavo Caetano. O fundador e CEO da Samba Tech, compartilhou lições da transformação digital no mercado. Na sua apresentação, o especialista falou da importância de simplificar a vida do cliente, hoje considerada a ferramenta mais importante no quesito inovação.
“O Nubank precisava desafiar os grandes bancos e como ele fez isso? Pela simplicidade. A resposta está em algo tão simples como eficaz. O WhatsApp, é outro modelo. A simplicidade é o cerne. Nenhuma complexidade é necessária ao interagir com o WhatsApp. Basta um toque no ícone de voz, e suas mensagens são transmitidas, combinadas com texto e até créditos visuais. O mesmo vale para o Waze. Mas qual é o segredo desse aplicativo de navegação? Será que as pessoas compreendem os algoritmos complexos que o sustentam? Não. A realidade é que a simplicidade é a essência. Nenhuma venda para empresas analíticas, nenhuma melhoria na resolução das imagens. Em vez disso, oferece a rota mais precisa para o seu destino, seguindo uma filosofia direta e descomplicada”, disse.
O Varejo que conecta no propósito: Mazé Lima
Mazé Lima, empreendedora de sucesso e referência nacional, apresentou sua história inspiradora. Diante de uma inesperada situação de desemprego, ela contou como foi a criação da sua empresa de doces até os dias atuais
“Eu sabia da existência o SEBRAE e resolvi ligar de um orelhão. Achava que simplesmente eu receberia receitas. Enquanto a atendente parecia não compreender minhas palavras eu não compreendia o que ela expressava. A virada veio com um programa de TV, transmitido nas manhãs. Ao assistir a esse processo, numa manhã às 5h40, surgiu a primeira faísca de empreendedorismo. Compreendi a necessidade de retomar meus estudos, começando pela compreensão da constituição de uma empresa, adentrando no mundo do intelecto e, principalmente, aprimorando minhas habilidades em cálculos”, relatou.
Ao oferecer os produtos a uma lanchonete, recebeu a encomenda de frutas cristalizadas e a partir da dificuldade de não saber sequer do que se tratava, apareceu a oportunidade e os negócios foram se desenvolvendo. Um novo aprendizado aconteceu na pandemia, quando todos afirmavam ser impossível vender doces de forma online.
“Encerramos o ano de 2022 olhando para o nosso faturamento, lembrei que um dia não tive sequer R$ 1 para comprar leite para os meus filhos. Então eu digo que sempre é preciso acreditar nos sonhos”, disse.
O Varejo que conecta na vida: palestra de Clóvis de Barros Filho
O processo de definição daquilo que somos, segundo Clóvis de Barros Filho, é o resultado de nossas escolhas. Na sua abordagem durante a palestra na 1a Convenção Lojista, destacou um processo importante de definição das pessoas que não tem nada a ver com o corpo ou com a nossa composição e sim pelo que fazemos.
“Por trás de nossas escolhas, o que há? Para escolher um caminho, eu tenho que identificá -lo como melhor do que os outros que passam pela minha cabeça. Então, uma escolha é sempre a identificação do melhor caminho”, disse.
Ao longo de sua apresentação, o palestrante falou das diferentes relações que o ser humano tem com o ato de sentir prazer. O público aplaudiu uma de suas mais marcantes definições.
“A riqueza espiritual está na capacidade de sentir prazer em algo que não custa nada”, afirmou.
A 1a Convenção Lojista foi uma realização da Federação Varejista do Rio Grande do Sul e da CDL Bento Gonçalves. O apoio foi do SEBRAE. Patrocínio de Banrisul. O evento teve participação, ainda, das empresas Tudo em Grãos, Família Salton, Pantástica, Café Cestino e Lago Verde. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site https://federacaovarejista.com.br/convencao-lojista/
Comentarios