top of page

1ª Conferência Municipal dos Povos de Terreiro clama por respeito às religiões de matriz africana




O plenário da Câmara ficou cheio na noite da última quinta-feira (17) para um momento histórico em Erechim: a realização da 1ª Conferência Municipal dos Povos de Terreiro. Realizada em parceria pelo Poder Executivo, através das secretarias de Assistência Social e Cultura e Esporte, e pelo Poder Legislativo, através do gabinete da vereadora Sandra Picoli (PCdoB), a atividade teve como principal finalidade definir seis delegados, além de quatro suplentes, que irão representar o município na conferência estadual, que ocorrerá em Porto Alegre no mês de outubro.


Na ocasião, estiveram presentes o validador da Comissão Estadual dos Povos de Terreiro, José Augusto Zaniratti, e o painelista Rodrigo Cebola de Oxalá. Mais do que dar encaminhamentos à conferência estadual, a atividade foi marcada por falas necessárias e de grande importância para o enfrentamento ao preconceito com as religiões de matriz africana, ao racismo e ao racismo religioso – situações que os povos de terreiro relatam ocorrer com frequência em Erechim.


Durante a conferência, foram trabalhadas as seguintes pautas, propostas após a discussão dos eixos e que serão levadas ao evento estadual: eixo I – Violências Históricas, Desigualdades Estruturais: o Debate Atual sobre Justiça; eixo II – Afrocentricidade, Etnodesenvolvimento, Saberes e Territórios do Povo de Terreiro: Políticas Transversais; eixo III – Valores e Perspectivas para a Descolonização da Democracia, Organização e Participação Política.


“Foi dado um grande passo, mas não pode parar por aí”



Para a vereadora Sandra, a conferência foi bem-sucedida pelo envolvimento do povo de terreiro erechinense, que está empenhado na luta por avanços e por políticas públicas. “Foi dado um grande passo. É um começo, mas não pode parar por aí. Precisamos avançar na formação de um conselho, ver o que pode ser feito a nível municipal. Estou bastante satisfeita com o resultado do evento”, destacou.



コメント


bottom of page